Exposição Fragmentos: Davy Alexandrisky destaca subúrbio carioca
Nesta nova exposição “Fragmentos”, Davy Alexandrisky propõe uma reflexão sobre a leitura acelerada do mundo. Um exercício de arqueologia do afeto na busca dos marcos simbólicos do Engenho de Dentro, para ressignificar a potência do bairro e suas adjacências. Assim, compartilha não só no cenário do subúrbio carioca, mas a própria cidade contida em seus detalhes. “Trata-se de despertar o olhar para revelar histórias e identidades”, diz o fotógrafo.
Com edição de imagens do próprio artista em parceria com o produtor executivo George A. de Araújo, a série aproxima o tradicional e o contemporâneo indicando detalhes sobre a aceleração e o senso de urgência na expansão da cidade e na trajetória do bairro. Do CBLO, de 1871, principal complexo de Oficinas de Locomoção do Brasil ao Engenhão, construído em 2007 sobre as antigas oficinas ferroviárias para abrigar jogos nacionais e internacionais no Engenho de Dentro.
O bairro que nasceu no período colonial abriga vários pontos de interesse da cidade, entre eles, o mais antigo SESC do Rio de Janeiro e os museus do Trem e das Imagens do Inconsciente. “Certamente o Engenho de Dentro tem muita história para contar. No entanto, o cotidiano pode fazer com que a paisagem urbana se torne comum e alguns detalhes se tornem invisíveis. Dar relevância através destes recortes ajuda a aguçar a curiosidade do olhar”, conclui Alexandrisky.
Fragmentos de Davy Alexandrisky
Espaço Galeria – SESC Engenho de Dentro – Rio de Janeiro
Av. Amaro Cavalcanti, 1661
Abertura dia 14 de agosto, às 18h com a presença do artista.
Até 30 de setembro, de terça a sexta-feira, das 7h às 20h30.
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30. Grátis.
Agendamento para grupos: 3822-4892