A abertura da exposição A Cozinha dos Quilombos
A exposição “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias” foi uma grande festa no Espaço das Artes Zélia Arbex, em Volta Redonda, Rio de Janeiro.
“A mostra retrata a realidade dos 29 quilombos do estado do Rio de Janeiro, traduzida em imagens, sabores e gostos da culinária quilombola, trabalhos dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Lidiane Camilo e Wallace Feitosa”, declarou Marcia Fernandes, do Instituto DAGAZ, que editou o livro e realizou a exposição. A obra traz relatos e fotos dos pratos tradicionais das comunidades quilombolas. A ação é uma forma diferente de manifestar sua cultura, afetos e chamar atenção para questões sociais que ainda permeiam seu território, através da sua culinária.
“Traduzir em imagens os sabores e gostos da culinária quilombola foi um prazer e uma experiência indizível. Foram 40 duros dias de trabalho e centenas de quilômetros rodados nas estradas do estado, visitando os Quilombos, ouvindo muitas estórias e comendo muito bem”, disse Davy Alexandrisky.
O evento contou com a participação de dança, música e de um público curioso que descobriu nas fotos e conversas velhos novos sabores dos pratos tradicionais das comunidades quilombolas, que revelaram uma forma diferente de manifestar sua cultura.
Veja outras fotos neste link: Projetos Sociais.