Ponto de Cultura / Davy Alexandrisky
Desde que fundei o Campus Avançado tenho sido convidado a escrever artigos para algumas publicações. Em 2012, aceitei e escrevi um texto sobre Pontos de Cultura para a revista Global Brasil. O assunto, sempre atual merece ser revisitado. O texto foi publicado em abril daquele ano e gerou alguns debates importantes. Abaixo reproduzo um trecho.
“O Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura talvez sejam a única verdadeira revolução experimentada nesses 500 anos do Brasil. Revolução no seu sentido mais primitivo, de revolver – revirar, desarrumar, por em desordem – provocando profundas transformações na compreensão que sempre tivemos do papel de um Ministério da Cultura. (ousaria dizer que além de profundas, irreversíveis. Que por ousado deixo entre parênteses).
Sustenta esta minha crença o fato de que o Programa e os Pontos subvertem a lógica que confere à expressão Cultura, um caráter de erudição e excelência artística, preconceituosamente consagrados pela elite e parte expressiva da nossa academia. Um programa audacioso, que traz para a centralidade da agenda de políticas públicas de Cultura, de forma inédita, o fazer cultural do Brasil profundo. E recupera seu conceito mais elementar: “Cultura é tudo o que o homem faz”.
Veja o artigo completo em: revistaglobalbrasil.com.br